Costuma pendurar meias junto à lareira no Natal? Conheça aqui a origem desta tradição

Em muitas casas, as meias penduradas na lareira, são uma peça central da decoração de Natal. Dentro destes acessórios festivos, segundo a tradição, são colocados pequenos presentes na véspera do dia 25. Isto é algo que muitas famílias se habituaram a fazer todos os anos e que, sobretudo as crianças, parecem adorar.

Mas afinal qual a origem deste peculiar ritual? Segundo a lenda, tudo começou por volta do séc. IV, numa altura em que São Nicolau (o bispo que está na base do Pai Natal) percorria a Terra e fazia diversos milagres acontecer. Um certo dia, Nicolau decidiu ajudar um pai que estava com dificuldade em angariar o valor do dote das suas filhas. Assim, São Nicolau atirou uma série de sacos cheios de ouro através da janela do pobre homem, que estranhamente acabaram por “aterrar” dentro de umas meias que estavam penduradas, a secar, junto à lareira.

Este é a história mais associada a origem desta tradição, no entanto não é única. Outra teoria parece defender que tudo começou há cerca de 700 anos atrás nos Países Baixos. Reza a história que neste tempo as crianças começaram a deixar, na véspera do dia Sinterklaas (6/12), os seus sapatos no lado de fora da casa com o objetivo de oferecer às renas do Pai Natal uma série de “doces”. Dentro destas botas os miúdos colocavam feno e cenouras. A ideia era que mais tarde, ao passar pelas suas casas, o Pai Natal iria agradecer estas oferendas, colocando dentro dos sapatos pequenos presentes ou ouro. Com o tempo, esta tradição foi-se modificando. Os sapatos passaram para dentro de casa e substituídos por meias; a data passou do dia 6 para o dia da véspera de Natal.

Seja qual for a verdadeira origem desta bonita tradição, muitas são as famílias que não dispensam este ritual natalício. Seja com meias mais simples ou extremamente embelezadas, estas são sempre umas peças decorativas que não só contribuem para criar um ambiente alegre de Natal nas casas como oferecem uma oportunidade de maravilhar os mais novos com o mistério e história do Pai Natal.



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...