Continuar em forma depois dos 50 anos? Eis o que deve (mesmo) fazer

Cuidar da nossa forma física não necessita de ser um fardo. Muitos acreditam erradamente que é necessário um esforço enorme para manter um peso saudável e um estilo de vida ativo. Infelizmente esta ideia acaba por desmotivar muitas pessoas, que acabam simplesmente por assumir uma vida mais sedentária.

Sobretudo depois dos 50 anos este tema torna-se ainda mais importante. A partir desta idade é importante que seja capaz de cuidar e monitorizar mais do seu estado de saúde. Felizmente é possível seguir apenas algumas regras e rotinas simples que nos permitem promover a saúde do nosso organismo.

Eis alguns dos exemplos de coisas que as pessoas mais saudáveis procuram fazer a partir da meia idade.

 

  1. Encontrar formas de se mexer todos os dias

Aqui não estamos a falar de treinos intensivos ou idas ao ginásio. Basta que seja capaz de diariamente seguir uma rotina que assegure o seu movimento ao longo do dia. Seja ir dar um passeio de 10 min, escolher subir as escadas ou estacionar o carro mais longe para ter que andar um pouco, a verdade é que estas pessoas procuram manter o seu corpo em movimento, evitando largos períodos sedentários. Ao longo do dia deve sempre procurar levantar-se e andar um pouco.

 

  1. Dormir o suficiente

A qualidade do nosso sono é um dos aspetos mais fundamentais para o nosso estado de saúde. Especialmente à medida que envelhecemos. Quem dorme melhor tende a vive mais tempo, a ter mais energia, mais concentração, uma melhor memória, melhor disposição, etc. Ser incapaz de dormir bem à noite pode afetar tremendamente o seu bem-estar físico. Procure seguir boas rotinas noturnas que favoreçam uma noite mais tranquila, como evitar o uso de tecnologia antes de adormecer.

 

  1. Boa alimentação

Diminuir o consumo de alimentos processados; este deve ser o seu objetivo. Seguir uma dieta alimentar mais saudável irá melhorar significativamente a sua vida. Vai sentir-se melhor, com mais energia e conseguir reduzir drasticamente o risco de inúmeras doenças. Faça melhores escolhas na próxima ida ao supermercado. Privilegie os vegetais frescos e o consumo de peixe. Qualquer alteração alimentar pode parecer difícil no início, mas assim que se habituar não irá conseguir voltar atrás.

 

  1. Ter tempo para si

O nosso quotidiano pode parecer caótico. As obrigações familiares, profissionais, sociais e financeiras são capazes de nos obrigar a estar sempre ocupados. Existe sempre muito para fazer… e pouco tempo para o concretizar. No entanto, as pessoas mais saudáveis demonstram uma capacidade de gerir bastante bem o seu tempo, encontrando sempre momentos ao longo dos dias e das semanas para cuidar de si próprias. Uns simples minutos para se dedicar a uma meditação, um almoço com amigos, um dia no spa, um jogo de ténis, etc. São apenas alguns dos exemplos de atividades capazes de proteger e fortalecer o nosso bem-estar.

 

  1. O exercício físico enquanto prioridade

Qualquer rotina saudável após os 50 anos terá que incluir um “respeito” grande pelos momentos de atividade física. Sobretudo agora que muitas pessoas estão em casa em teletrabalho é necessária uma maior disciplina para priorizar estes momentos de exercício físico. Deverá encontrar uma rotina que funcione para si e, a partir daí, manter a consistência. Seja logo ao começo do dia ou ao final da tarde, deve sempre encontrar 15-30 minutos para se dedicar a um conjunto de exercícios físicos. Existem no YouTube inúmeros vídeos dedicados ao fitness que poderá seguir. Procure atingir um equilíbrio entre exercícios de cárdio, de força e, claro, não se esqueça dos alongamentos.

 

 

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