Carrega demasiada bagagem emocional? Eis o que deve mesmo deixar para trás

Ao longo da nossa vida é natural que possamos acumular um conjunto de arrependimentos. “O que teria acontecido se tivesse mudado de emprego?”, “Como seria se não tivesse abandonado a minha relação?”, “Porque julguei tanto aquela pessoa?”. Estes são apenas alguns dos exemplos de questões que podem “assombrar” a nossa mente.

Este tipo de pensamento, suposições e arrependimentos podem parecer algo inofensivos, todavia tem o potencial para afetar o seu bem-estar emocional. Ficar “preso” a estas ideias toda uma vida é uma sentença que não desejamos a ninguém. É assim fundamental que se aprenda como é possível libertar-nos de alguns destes pensamentos mais destrutivos. Apenas assim conseguiremos avançar com a nossa vida de uma forma saudável.

Para auxiliar este processo, os especialistas do portal Psychology Today identificaram recentemente um conjunto de coisas que devemos ser capazes de abandonar em 2021, assim como algumas técnicas para o conseguir fazer.

Eis as principais conclusões.

 

  1. Ressentimentos no escritório

Esta é uma das coisas mais comuns que afeta as pessoas. Sendo certo que o nosso emprego habitualmente é um local que nos pode abrir inúmeras oportunidades, a verdade é que também tem o potencial para gerar inúmeros conflitos. É fundamental que aprenda a ultrapassar alguns dos principais ressentimentos que possa ter acumulado ao longo dos anos.

Este tipo de energia negativa apenas o irá desgastar mais. Procure ser mais generoso – mesmo quando as pessoas possam não o merecer. O mais provável é que uma interação mais cordial com chefes e colegas tenha o potencial para transformar positivamente o seu dia-a-dia.

 

  1. O medo de explorar outras oportunidades de emprego

Se tem passado os últimos tempos a sonhar com a possibilidade de voltar a estudar ou mudar radicalmente a sua área profissional, então esta é altura certa para analisar atentamente esta situação.

Isto não significa que deva tomar nenhuma decisão abrupta. Comece devagar. Desafie-se a procurar oportunidades de emprego no LinkedIn e a estar mais atento a possibilidade interessante dentro da área que deseja.

Pode ainda pedir o auxílio de um especialista profissional que o ajude a gerir este momento da sua carreira e a sinalizar algumas novas oportunidades. Um leque alargado de escolha irá melhorar a sua confiança e sensação de controlo sobre a sua vida.

 

  1. A ideia de que certas características não podem ser alteradas

Sempre teve medo de falar em público? O hábito de chegar atrasado? Ou dificuldades em adaptar-se às novas tecnologias? O facto de estas coisas poderem ter feito parte da sua vida até agora, não significa que isso tenha que definir quem será no futuro. É sempre possível mudar para melhor.

Apesar de parecem características que definem a sua personalidade é essencial que compreenda que, se desejar, pode corrigir alguns destes elementos. Nunca é tarde demais. Durante toda a nossa vida devemos continuar a procurar melhor a nossa forma de ser e estar, garantindo que estamos sempre alinhados com os nossos interesses e desejos.

 

  1. Esconder o desejo de uma relação longo-prazo

Pode até acreditar que expressar a vontade de estabelecer com alguém um compromisso sério possa ser algo assustador. Todavia não deve continuar a esconder esta vontade. Deve ser capaz de ser sincera com quem começa a passar mais tempo. Caso a outra pessoa não esteja interessada em “evoluir” para esse patamar então isso não é um problema, servindo apenas para confirmar que não iria valer apenas continuar a investir numa relação sem futuro.

Ser capaz de afirmar os seus desejos com confiança é um dos aspetos mais essências para o seu bem-estar. Saiba procurar eficazmente aquilo que deseja. Sem rodeios.

 

  1. Optar por não namorar apesar de secretamente o desejar

É comum que a partir de uma certa idade alguns homens e mulheres solteiros se possam conformar com a ideia que que vão continuar sem um parceiro amoroso ao seu lado. Isto pode ser perfeitamente saudável e OK, sobretudo se pessoa tiver encontrado um bom equilíbrio emocional.

No entanto existem algumas pessoas que desejam secretamente encontrar alguém especial, mas têm um enorme receio de procurar fazer algo nesse sentido. Isto, com o tempo, pode gerar um enorme desgosto e frustração.

Neste sentido deve procurar ser mais proativo. Não tenha vergonha de procurar alguém. O simples facto de admitir a si próprio que isto é algo que deseja irá colocá-lo num rumo mais positivo.

 

 





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...