Atenção: Estes seis tipos de frutas podem estar a arruinar a sua dieta

As frutas, como sabemos, são um elemento essencial para uma alimentação saudável. São também um tipo de alimento perfeito para quem deseja perder peso, na medida em que podem substituir lanches e refeições mais calóricas.

Todavia, é importante lembrar que a maioria das frutas contém açúcar e, por vezes, podem também ter níveis elevados de gordura. É assim importante que seja capaz de distinguir algumas das escolhas mais (e menos) saudáveis. Certos frutos devem ser consumidos em doses menores, de forma a garantir que não atrapalham o processo de emagrecimento.

Eis alguns dos principais exemplos de frutas que devem ser ingeridas em doses mais moderadas, selecionados pelos especialistas do portal TuaSaúde.

 

  1. Abacate

O abacate é uma fruta rica em gorduras boas monoinsaturadas, vitamina C, E e K e minerais, como o potássio e o magnésio. Cada 4 colheres de sopa de abacate fornecem cerca de 90 calorias.

Esta fruta proporciona diversos benefícios para a saúde já que ajuda a melhorar o trânsito intestinal, controlar os níveis de açúcar, cuidar do coração e manter a pele e o cabelo saudáveis. Se o seu objetivo for perder peso deve, no entanto, evitar consumir esta fruta em doses muito grandes.

 

  1. Uvas

A uva é uma fruta rica em carbo-hidratos que possuem um índice glicêmico moderado, principalmente as uvas vermelhas. Isto significa que o seu consumo em excesso pode favorecer o aumento do açúcar no sangue. Quanto às calorias, 100 gramas fornecem aproximadamente 50 calorias.

Esta é uma fruta rica em resveratrol, um poderoso antioxidante que está presente na sua casca, e que pode ser útil na prevenção do cancro e de doenças cardiovasculares. As uvas devem ser consumidas em pequenas porções, sendo recomendado consumir 17 unidades pequenas ou 12 unidades grandes com pele para aumentar o seu conteúdo de fibras.

 

  1. Coco

A polpa do coco (parte branca) é rica em gorduras, enquanto que a água de coco é rica em carboidratos e minerais, sendo um isotónico natural. O coco é uma fruta calórica, já que 100 gramas de polpa possuem cerca de 406 calorias, praticamente 1/4 das calorias que devem ser consumidas diariamente.

Esta fruta proporciona diversos benefícios para a saúde e é rica em fibras, além de aumentar a sensação de saciedade e melhorar o funcionamento intestinal. O coco também ajuda a manter a saúde do coração, fortalecer o sistema imunitário e ajudar a repor os minerais do organismo. O coco deve ser consumido com moderação e em pequenas porções, de forma a evitar o ganho de peso.

 

  1. Banana

A banana é uma fruta rica em carboidratos, contendo em 100 gramas cerca de 21,8 gramas de carboidratos e 104 calorias. Esta fruta é rica em potássio e magnésio, ajudando a prevenir a ocorrência de cãibras musculares e a reduzir a pressão arterial. Além disso, ajuda a melhorar o humor, por ser rica em triptofano, e a regular o intestino, já que é rica em fibras.

O ideal é que seja apenas consumida uma banana por dia para obter os seus benefícios e evitar o aumento de peso. Esta pode também ser combinada com gorduras boas, como a de manteiga de amendoim, as sementes de chia ou de linhaça e um pouco de frutos secos.

 

  1. Figo

O figo é uma fruta com excelentes propriedades digestivas, já que possui grandes quantidade de fibras que melhoram o trânsito intestinal, devido à presença da substância cardina. No entanto, 100 grama desta fruta proporcionam 10,2 gramas de carbo-hidratos e 41 calorias e, por isso, o seu consumo em excesso pode favorecer o ganho de peso. A quantidade ideal de figo a ser consumida por dia é no máximo 2 unidades, sendo recomendado ainda que se coma in natura e não seco.

 

  1. Manga

A manga é uma fruta rica em carboidratos, possuindo 15 gramas de carbo-hidratos e 60 calorias em 100 gramas desta fruta. É ainda rico em vitaminas, antioxidantes e minerais. A manga proporciona diversos benefícios para a saúde, ajudando a melhorar a saúde intestinal, a melhorar o sistema imunitário (já que é rico em vitamina C), e favorece a saúde ocular, da pele e dos cabelos.

A porção diária adequada para consumo desta fruta é 1/2 chávena ou 1/2 unidade pequena de manga ou 1/4 da manga grande.

 

 





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...