Atenção: Estes 5 hábitos podem estar a acelerar o seu envelhecimento

Todos envelhecemos. Não existe nada que se possa fazer para interromper o ciclo natural da nossa existência. A maior parte dos fatores que determinam a “qualidade” do nosso envelhecimento estão associados à nossa genética e como tal fogem ao nosso controlo.

Todavia existem alguns elementos e fatores que podemos controlar ou transformar. A nossa dieta alimentar, a prática de exercício físico, mantermo-nos ativos mentalmente, são tudo coisas que podem ajudar a reduzir os impactos mais negativos do processo de envelhecimento.

Por outro lado, existem um conjunto de hábitos e decisões que podem agravar a situação. Certas rotinas diárias menos saudáveis são capazes de reduzir a nossa esperança média de vida e aumentar consideravelmente o risco de aparecimento de algumas doenças.

Eis 5 exemplos de hábitos que podem estar a acelerar o seu envelhecimento.

 

  1. Uma chávena diária de café

O mais provável é que se sinta muito bem a beber um café todas as manhãs. Esta é uma bebida que nos oferece uma dose extra de energia e conforto. Se for ingerida em pequenas doses, com moderação, o café pode até auxiliar as nossas capacidades cognitivas e a nossa memória. No entanto se for consumido em excesso, esta é uma bebida que pode ter um efeito negativo para a sua saúde e aparência. A cafeína desidrata o nosso corpo e a nossa pele. Pode originar uma mais rápida perda de colágeno e um aparecimento precoce de rugas. É ainda uma bebida viciante que pode provocar uma maior irritabilidade e mal estar se o seu consumo for interrompido.

 

  1. Consumo de álcool

Um consumo ocasional de álcool não representa um risco muito elevado, todavia se esse consumo se tornar demasiado frequente então o corpo poderá sofrer os seus efeitos. O álcool pode causar desidratação e o alargamento dos vasos sanguíneos, resultando numa pele mais seca e rugosa. Este tipo de bebidas pode ainda bloquear parte da absorção de vitaminas e nutrientes essenciais, vitais para a saúde do nosso organismo e elasticidade da pele. É recomendado que beba muita água sempre que consome bebidas alcoólicas.

 

  1. Não beber água suficiente

No seguimento do ponto anterior, é fundamental que se lembre da importância do consumo de água ao longo do dia. Deve procurar manter o seu corpo bem hidratado de forma a evitar as consequências mais negativas de um envelhecimento acelerado. A falta de fluídos no organismo pode levar, em particular, ao degradar da nossa pele e cérebro.

 

  1. Demasiado stress

Uma vida caracterizada por um estado de stress e ansiedade constantes irá impactar fortemente o seu estado de saúde. Um stress prolongado irá fazer com que se sinta mais exausto e velho. A produção excessiva de cortisol irá degradar o colágeno e a elasticidade da sua pele, contribuindo para o aparecimento de rugas.

 

  1. Falta de sono

Este é infelizmente um problema cada vez mais comum. Não conseguir assegurar uma boa noite de sono de forma constante irá ter um impacto sério na sua capacidade cognitiva a curto-prazo e promover danos a longo-prazo. Uma privação de sono crónica pode aumentar o risco de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e Alzheimer. O seu objetivo deverá ser alcançar entre 7-8 horas de sono por dia.

 

 





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...