Atenção: estas são as 10 bebidas alcoólicas que contém menos açucares e calorias

Se é certo que estamos avisados em relação aos perigos que o excesso de doces e refeições podem ter para a nossa saúde durante a época festiva, a verdade é que frequente esquecermos o impacto calórico que o consumo de álcool pode ter na nossa dieta.

Sobretudo os cocktails – quando misturados com xaropes, açúcar, sumos e refrigerantes – podem acabar por contabilizar muitas calorias indesejadas. Felizmente existem algumas opções bastante mais “saudáveis” que deve tentar privilegiar.

[Leia também: Estas são as melhores bebidas produzidas em Portugal]

O vinho e a cerveja tendem a ter muitas calorias. Em alternativa, bebidas como a vodka, o whiskey, a tequila ou o gin possuem todas menos de 110 calorias por shot. Basicamente são o resto dos ingredientes do cocktail que podem incrementar consideravelmente tanto as calorias como os açucares.

Eis 10 sugestões de cocktails alternativos mais “saudáveis” que prometem ajudar a manter a sua linha.

 

  1. Bloody Mary com sumo de tomate fresco

Habitualmente o problema com este cocktail é que é usado um tipo de sumo de tomate preservado com sal e outros aditivos. Em alternativa pode escolher antes usar um sumo feito a partir de tomates frescos para um resultado bem melhor. Basta depois adicionar um shot de vodka, um pouco de limão, uma colher de sobremesa de rábano e no final um pouco de aipo.

 

  1. Sangria branca

Esta é uma bebida clássica feita a partir de vinho branco que pode depois ser misturado com sumo, açúcar, ginger ale ou até brandy. A nossa recomendação é use apenas o vinho branco e não adicione açúcar. Basta depois juntar uma série de frutas deliciosas para obter um resultado final mais doce.

 

  1. Tom Collins

Este cocktail tem como base a limonada. Infelizmente muitas vezes esta vem já repleta de muitos açúcares. Em alternativa, utilize apenas um shot de gin, sumo fresco de limões espremidos e água gaseificada.

 

  1. Light Margarita

A maior parte das Margaritas estão repletas de açúcar, pois habitualmente são usados uma série de xaropes doces na sua confeção. Em alternativa, combine apenas a tequilla com um pouco de sumo de limão fresco para um resultado mais leve.

 

  1. Guiness

Ao contrário do que possa pensar, esta forte e robusta cerveja escura clássica não é assim tão calórica. Um copo desta bebida tem habitualmente cerca de 126 calorias, 19 menos que uma Budweiser e 24 menos do que uma Heineken.

 

  1. Mimosa Saudável

É certo que o sumo de laranja e o champagne não são duas bebidas muito más para a sua saúde. No entanto, este cocktail pode ficar bastante mais “saudável” se usar apenas sumo de laranja natural acabado de espremer e substituir metade da dose de champagne por água gaseificada.

 

  1. Mojito com mel

Os mojitos tradicionais fazem uso de xaropes doces. No entanto este elemento pode ser fácil de substituir. Junte a lima, o rum e club soda. No final adicione uma colher de mel para obter um sabor doce, sem calorias extra.

 

  1. Bourbon

O bourbon é uma base excelente para quem não pretende sacrificar o sabor. Este é uma bebida que não necessita de nenhum complemento adicional para oferecer já um sabor robusto e interessante, ao contrário de outras bebidas alcoólicas. Uma dose desta bebida tem habitualmente entre 97-110 calorias.

 

  1. Gin and Tonic

Um refrescante gin tónico pode não parecer muito terrível para a sua dieta mas a verdade é que as águas tónicas utilizadas estão habitualmente repletas de altas doses de frutose ou açúcar. Em alternativa experimente misturar o seu gin com um pouco de club soda e adicione apenas no final uma dose mínima de água tónica.

 

  1. Piña Colada light

O facto de estar repleto de rum e de creme de coco, torna este cocktail pouco recomendável para todos os que desejam controlar o seu peso. No entanto, é possível substituir alguns destes ingredientes para obter um resultado mais light. Ao invés do creme de coco, experimente usar apenas leite ou água de coco. Depois basta acrescentar um shot de rum e o sumo fresco de ananás.

 

 

[Leia também: Do Uísque ao Cosmopolitan: conheça as bebidas que o cinema popularizou]

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...