Afinal, o que pode realmente causar cabelos brancos?

Ficar com cabelos brancos é simplesmente algo que todos temos que enfrentar à medida que envelhecemos. Não há como escapar. A maioria das pessoas começa a registar os primeiros cabelos brancos por volta dos 30 anos, mas é apenas depois dos 50 que a situação se torna mais generalizada.

Este fenômeno é explicado pelo papel que os melanócitos – células capilares que produzem melanina – vão desempenhando ao longo da nossa vida. Diferentes tipos de melanina explicam as diferentes colorações naturais do cabelo: a eumelanina oferece uma coloração castanha ou preta, já a feomelanina é responsável por fios amarelos e avermelhados.

O cabelo cinzento ou branco desenvolve-se à medida que a produção de melanócitos se vai reduzindo. A altura exata em que estas células começam a morrer varia de pessoa para pessoas. Em média, para os caucasianos isso acontece aos 30 anos. Para os asiáticos o mesmo acontece no final dos 30. E para os africanos é apenas já depois dos 40 anos que começam a surgir, em média, os cabelos brancos.

 

Que outros fatores podem provocar cabelos brancos?

Todavia não é apenas a passagem do tempo que pode gerar os cabelos brancos. Existem outros fatores que podem contribuir para acelerar a degradação destas células.

 

  1. Alimentação

De acordo com um estudo publicado em 2018 no Journal of Cosmetic Dermatology os indivíduos – entre os 18 e 20 anos – que sofrem de um branquear prematuro do cabelo têm uma tendência genética superior para desenvolverem casos de asma, eczema ou para seguirem uma dieta vegetariana. O estudo sugere que é possível retardar este fenômeno através de alterações na alimentação, mantendo um peso normal e reduzindo o consumo de álcool.

 

  1. Vitaminas

Alguns investigadores sugerem inclusive que o aparecimento prematuro de cabelo branco pode ser revertido. De acordo com um estudo publicado em 2018 no International Journal of Trichology este tipo de situação pode ser causada por uma deficiência de vitamina B12. As carnes e os produtos lacticínios são fontes naturais deste tipo de vitamina, pelo que se explica a razão pela qual um vegetariano pode estar em maior risco. Uma suplementação de vitamina B12 poderá ser capaz de reverter este descolorar prematuro.

 

  1. Fumar

O tabagismo sempre foi associado a um acelerar da descolorização da cor do cabelo. Diversos estudos têm vindo a comprovar esta associação em diferentes populações e regiões do Globo. Sendo certo que parece não ter sido ainda encontrada a razão exata que explica esta situação, a verdade é que muitos especialistas defendem que fumar pode aumentar o stress oxidativo, que por sua vez danifica os melanócitos.

 

  1. Stress

Investigadores da Harvard University concluíram que o nível de stress desempenha um papel no acelerar do aparecimento de cabelos brancos, tendo inclusive identificado o processo biológico que explica esta situação em ratos de laboratório. O stress gera uma resposta emocional de “fuga-combate” que degrada a produção de células estaminais nos folículos de cabelo, que por sua vez podem impedir o aparecimento dos pigmentos. Este tipo de dano parece ser permanente.

 

  1. Doenças

Algumas doenças podem explicar o aparecimento prematuro de cabelos brancos. Vitiligo, alopecia ou doença da tiroide são alguns dos exemplos mais comuns que podem estar associados a este fenômeno. O vitiligo é caracterizado pela incapacidade das células produzirem melanina, tendo como resultado a perda de tom de pele ou de cabelo. Já alopecia pode provocar a queda de certas partes de cabelo saudável que dá aso a um tom branco mais evidente.

 

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...