Afinal, como podemos fazer novos amigos depois dos 50 anos?

Ao longo da nossa vida, as relações são condicionadas pelos meios sociais em que nos inserimos. Quando somos mais jovens temos naturalmente um maior contacto social com outras pessoas fora do nosso “círculo”. Temos mais oportunidades de conexão. Já a partir de uma certa idade, e à medida que envelhecemos, parecemos perder algumas dessas amizades contextuais.

As pessoas podem muitas vezes seguir rumos diferentes, as nossas obrigações vão acabando por nos afastar de certos amigos. É comum que a partir dos 50 anos a nossa socialização possa estar assim mais fragilizada. Todavia este é um aspeto absolutamente essencial para o seu bem-estar físico e emocional.

Os estudos parecem confirmar que o nosso cérebro necessita deste tipo de estímulos e conexões sociais para envelhecer de forma saudável. Devemos continuar a encontrar formas de criar novos e diferentes laços de amizades. Protegendo momentos de socialização e cuidando eficazmente das pessoas que nos rodeiam.

Eis algumas dicas que prometem ajudar a fazer novos amigos a partir dos 50.

 

  1. Analise a forma como pensa a amizade

O facto de alguém ser bastante mais novo ou ter um gênero diferente do seu não deve nunca ser um impeditivo para conseguir criar uma relação de amizade. Existe algum estigma associado ao facto de as pessoas mais velhas tentarem conviver com indivíduos mais jovens. Não deve perder tempo com estas ideias. A amizade não escolhe idades e existem certamente pessoas interessantes que irá gostar de conhecer. De resto, deve tentar igualmente olhar para as pessoas com quem interage diariamente como potenciais amigos. Seja o senhor do café, o carteiro ou um vizinho, estes são indivíduos que podem fortalecer muitíssimo a sua vida social.

 

  1. Tome a iniciativa

Tomar a iniciativa de procurar criar uma nova amizade pode ser algo intimidante. Exige alguma coragem e vulnerabilidade. Todavia é algo que deve procurar fazer de uma forma ativa. Se conhecer alguém cuja companhia aprecia não tenha receio para convidar essa pessoa para fazer algo no dia seguinte. Uma boa forma de começar este processo é retomando a conversa com velhos amigos com quem perdeu o contacto ou com vizinhos com quem ainda não tem qualquer relação. Procure conhecê-los um pouco melhor e tente estabelecer uma ligação emocional mais significativa.

 

  1. Use a tecnologia

A internet pode ser uma excelente ferramenta para estimular a sua vida social. É ideal para ajudar a retomar o contacto com alguém do seu passado ou para descobrir novas pessoas com interesses semelhantes. Atualmente é mais fácil do que nunca manter um contacto permanente sem termos que estar presencialmente no mesmo espaço. O telemóvel, as redes sociais, o e-mail e as plataformas de videochamada são tudo instrumentos capazes de auxiliar a sua interação e comunicação com os outros. Sobretudo nesta fase em que temos que cumprir um distanciamento social, deve fazer uso destas plataformas para combater a sua solidão.

 

  1. Explore atividades divertidas

Os seus interesses, hobbies e skills são algo que irá ajudar a conhecer pessoas novas. Ao perseguir certas atividades interessantes para si estará, na maioria dos casos, a aumentar a probabilidade de conhecer pessoas com esses mesmos interesses. Experimentar e descobrir novas coisas irá também ajudar a que se torne num individuo e amigo mais interessante aos olhos dos outros. Aprender um novo idioma, inscrever-se num curso de culinária ou praticar um certo desporto são tudo excelentes opções.

 

  1. Voluntariado

Sentir que está a ajudar as outras pessoas é algo que não só vai fazer com que se sinta melhor, como também é algo que vai fortalecer as suas conexões sociais. É certo que o voluntariado tem um efeito positivo para o mundo e na vida de certas pessoas mais vulneráveis, no entanto é um tipo de atividade que será capaz de acrescentar um propósito maior à sua vida. Aqui é provável que conheça muitas pessoas e histórias. Tudo dentro de um espírito de grande empatia e colaboração que promove naturalmente um tipo de interação social bastante saudável. Irá também promover o trabalho em equipa e o contacto multigeracional.

 

 





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...