“Abbey Road”. Penúltimo álbum dos Beatles foi lançado há 50 anos

As gravações para “Abbey Road”, lançado a 26 de setembro de 1969, aconteceram alguns meses depois das sessões para o último álbum dos Beatles, “Let it Be”, quando o projeto cinematográfico homónimo da banda se encontrava suspenso. Nesta época, o grupo de John Lennon, Paul McCartney, George Harrisson e Ringo Starr vivia uma fase tumultuosa que terminaria na dissolução da banda, anunciada publicamente por McCartney a 10 de abril do ano seguinte.

Ora, em janeiro de 1969, os Beatles iniciaram o projeto do filme “Let it Be”, que documentou a gravação do seu derradeiro álbum com o mesmo nome. Embora este tenha sido interrompido no verão, devido a vários conflitos no interior do grupo, os Beatles aproveitaram esse tempo para gravar o seu penúltimo álbum, segundo a história do disco “Abbey Road”.

Com efeito, milhões de LPs do penúltimo disco dos Beatles foram comprados em todo o mundo, o que faz dele mais um caso de sucesso da banda britânica. “Abbey Road” conseguiu manter o primeiro lugar no top de álbuns do Reino Unido durante um total de 17 semanas e nos EUA liderou por 11 semanas. Os engenheiros de produção, Geoff Emerick e Phil McDonald, ganharam o Grammy, em 1970, para melhor gravação em álbuns não clássicos. Em 1995, “Abbey Road” foi, ainda, reconhecido, na cerimónia Hall of Fame dos Grammy, como um álbum histórico e com qualidade significativa.

Desde o lançamento de “Abbey Road”, a passadeira da rua, que figurou na capa do disco, tornou-se um local visitado por milhares de fãs dos Beatles todos os anos, dos mais fotografados no mundo e, desde 2010, é património nacional inglês. O sucesso do 12º álbum dos Beatles não se ficou por ai, com o estúdio utilizado pela banda, situado nessa rua, a mudar o seu nome para “Abbey Road Studios”, sendo atualmente  o estúdio de gravação mais famoso do mundo.

Curiosidade

A 20 de agosto de 1969 foi a última vez que o quarteto se reuniu em estúdio, para concluir a gravação da canção “I Want You (She’s So Heavy)”, faixa do 12º álbum, e compilar todas as gravações na sequência final do disco.



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...