6 estratégias eficazes para evitar o aumento de peso durante o Natal

É oficial: falta um mês para o dia de Natal. No final de um ano estranho, repleto de tristezas e más notícias, chega agora uma tradição mais feliz. Um período de celebração entre amigos e familiares, que nos permite recuperar energias.

Sendo certo que a socialização este ano poderá ser algo diferente, uma coisa que não parece mudar serão as tradições alimentares. Infelizmente (ou não) associado a esta época festiva está um consumo algo excessivo de doces e bebidas. É habitual que durante este período muitos acabem por acrescentar alguns quilos ao seu peso corporal normal.

[Leia também: Não está a conseguir cumprir a dieta? Isto pode explicar porquê]

Sobretudo dadas as circunstâncias que vivemos e as preocupações de saúde que devemos sempre respeitar esta é uma situação que deverá evitar. O excesso de peso é um dos fatores de risco que mais podem agravar as consequências negativas da Covid-19.

Conheça agora algumas das estratégias que pode adotar este ano para evitar cometer os mesmos erros do passado.

 

  1. Se sabe que vai comer mais durante este período tente cortar as pequenas calorias

É possível que seja capaz de eliminar entre 100-400 calorias por dia simplesmente fazendo algumas substituições básicas. Troque o seu café latte por uma chávena de chá. Troque os seus snacks habituais por algo mais saudável. Ao invés de colocar uma fatia de queixo na sua omelete utilize antes mais vegetais. Não use molhos na salada.

 

  1. Não deixe de fazer exercício

Caso seja necessário, encurte a duração dos seus treinos, mas suba o nível da sua intensidade. Encontre formas de tornar os exercícios habituais um pouco mais difíceis ou desafiantes. Caminhe um pouco mais rápido, incline mais a sua passadeira, etc. Não deixe de fazer pelo menos 30 minutos de exercício todos os dias.

 

  1. Beba muita água

Um consumo adequado de água favorece um melhor metabolismo e aumenta a sua saciedade. É habitual as pessoas pensarem que têm fome quando simplesmente estão com sede. Isto acaba por determinar que ingerem mais calorias do que o necessário.

 

  1. Não encha a casa de doces

Este é um passo fundamental. Quanto maior for a quantidade de alimentos e produtos pouco saudáveis na sua dispensa, maior será também a probabilidade de os ingerir em excesso. Quebre este ritual. Em alternativa encha a dispensa de outro tipo de produtos clássicos de Natal, como as clementinas, as romãs, pistácios, nozes e canela. Se ainda assim decidir manter alguns doces, tente apenas colocá-los longe da sua visão.

 

  1. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas

O álcool é capaz de estimular o seu apetite, tornando mais difícil a “missão” de consumir moderadamente. Para além de conterem álcool, a maior parte destas bebidas contem também inúmeras calorias. Sobretudo quando misturadas com outro tipo de bebidas gaseificadas e sumos. Limite o seu consumo de vinho e vá alternando sempre com o consumo de água.

 

  1. Não encare os seus encontros sociais como desculpas para comer e beber mais

Estas devem ser oportunidade de sociabilização. Deve aproveitar para conversar com os seus amigos e familiares, não tanto para comer doces e beber descontroladamente. Sobretudo durante o período de pandemia é desaconselhado que esteja numa mesa de refeição junto com muitas outras pessoas. Aproveite sim para realizar encontros que respeitem o distanciamento social.

 

 

[Leia também: Afinal, porque temos tendência a engordar nos meses mais frios?]

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...