5 mitos sobre a saúde dos seus olhos que deve mesmo esquecer

Desde pequenos que ouvimos as inúmeras recomendações que nos são dirigidas em relação à nossa saúde e bem-estar. “Come isto que te faz bem” ou “Não faças isso que te deixa doente” são apenas alguns dos géneros mais habituais de frases repetidas sobretudo pelos nossos familiares.

Ao longo da sua vida é natural que escute centenas de mitos e factos pouco credíveis sobre a sua própria saúde. Principalmente num momento de crise sanitária e de disseminação de tanta desinformação como a que vivemos atualmente.

[Leia também: Desconforto nos olhos? Estes são os 5 sintomas que não deve ignorar]

Provavelmente nenhum elemento do nosso corpo encerra tantos mitos associados como os nossos olhos. Desde os tipos de comidas milagrosas que melhoram a nossa visão ou que deixam os olhos mais bonitos; até aos hábitos que os parecem quase destruir, muitas são as histórias que nos são contadas.

De forma a esclarecer alguns destes mitos mais comuns, o portal BestLife reuniu o contributo de médicos e oftalmologistas para clarificar os factos por detrás das histórias.

 

  1. “As cenouras são o melhor alimento para os olhos”

Esta é, sem dúvida, uma das frases mais clássicas das nossas infâncias. Apesar de ser repetida até à exaustão a verdade é que as cenouras não são especialmente milagrosas para a saúde dos nossos olhos e não vão ser certamente a cura para os nossos problemas. Apesar de este poder ser um snack ideal para obter alguns importantes nutrientes e vitaminas, existem igualmente um conjunto de outros alimentos – tais como o leite ou queijo – que contém valores interessantes de vitamina A, capazes de ajudar proteger a sua saúde ocular.

  1. “Cruzar muitos os olhos pode deixá-los assim para sempre”

Não precisa de se preocupar. Apesar de esta popular brincadeira poder provocar algumas dores de cabeça, ela não vai conseguir deixar os seus olhos presos nessa posição irregular. O que vai conseguir é produzir sempre bastantes gargalhadas aos seus amigos e familiares.

  1. “Estar muito perto do televisor pode gerar danos permanentes”

Apesar de todos os avisos constantes e dos alertas para nos mantermos muito afastados do ecrã da televisão, o mais provável é que isso não seja a causa da deterioração da sua vista. Certamente que estar muito perto da televisão pode “cansar” os olhos e causar algumas dores de cabeça, mas não conseguirá fazer muito mais do que isso.

  1. “Não tem mal olhar para o sol quando estão nuvens”

Errado. Mesmo que o céu não pareça particularmente iluminado devido às nuvens, a verdade é que os raios invisíveis de UV podem sempre causar danos aos seus olhos. Este tipo de exposição contínua pode não só gerar dores de cabeça como também perdas temporárias de visão. Sempre que sai para o exterior é recomendado que use óculos de sol.

  1. “Os óculos e as lentes de contacto acabam por ir piorando a nossa visão”

Este é um outro popular mito que continua a ser partilhado. O facto de usar óculos não irá prejudicar a sua capacidade de visão. Sempre que os retira pode até ter a impressão de que está a ver pior, no entanto isso está relacionado com o facto de já estar habituado a ver tudo mais claramente devido à ação positiva dos óculos ou lentes de contacto.

 

[Leia também: 5 cuidados a ter com os olhos no verão]

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...