5 ideias (e projetos) sustentáveis que prometem mudar o Mundo

Nos últimos 20 anos a narrativa em torno do ambiente e das alterações climáticas tem sido dominada por conclusões preocupantes e extremamente assustadoras. Os alertas sucedem-se, e a comunidade científica não pára de demonstrar de que forma o Homem está a impactar negativamente a sustentabilidade do seu próprio Planeta.

Apesar de ser absolutamente importante que se divulgue este tipo de informação, a verdade é que para o cidadão comum estes dados podem ser algo desmoralizantes. Muitos de nós perdem esperança e acreditam já ser praticamente impossível conseguir fazer algo para travar esta “avalanche”.

No entanto várias pessoas e equipas extraordinárias não estão dispostas a desistir e têm vindo a desenvolver inúmeros projetos com o objetivo de encontrar respostas de futuro para resolver estes problemas.

Conheça algumas das principais ideias que prometem vir a fazer uma diferença efetiva nos próximos anos.

1. Turismo sustentável

As viagens representam cerca de 8% do total de emissões de carbono para a atmosfera. Não será assim por acaso que têm vindo a ser idealizadas formas de conseguir reduzir o impacto negativo do turismo. Alternativas como o biofuel podem ajudar a minimizar as emissões dos aviões. A própria oferta turística está a evoluir no sentido de criar estadias e habitações alimentadas a energia solar, promovendo ainda o uso de transportes públicos e privilegiando o consumo de produtos locais.

2. Quintas de produção de algas

As algas poderão vir a ser um elemento essencial no futuro da nossa alimentação. Estes organismos prometem ajudar tremendamente as populações a reduzir as suas emissões de carbono. Para além de ser uma alternativa alimentar sustentável para as nossas dietas alimentares, é também algo que se for incluído nas dietas dos animais (vacas e porcos) pode ajudar a reduzir as emissões de metano destes.

3. Energia solar

Novas iniciativas em torno da tecnologia da energia solar estão a surgir um pouco por todo o Mundo. A organização Pollinate Energy criou um projeto na China que pretende educar as famílias que vivem nos bairros mais pobres da Índia sobre as alternativas de energia limpa, oferecendo-lhes fontes de energia alimentadas a energia solar que permitem cozinhar e gerar iluminação de uma forma mais simples e sustentável.

4. Agricultura regenerativa

Neste momento são muitos os esforços que procuram tornar os solos de produção mais saudáveis e duradouros a longo prazo. Ao melhorar a fertilidade dos campos e definindo regimes de plantação mais sustentáveis, os agricultores estão a assegurar o futuro do seu negócio. A eliminação do uso de pesticidas e de outros químicos é outro fator fundamental para este desenvolvimento.

5. Moda sustentável

Tudo indica que a fast fashion tem os dias contados. Cada vez mais marcas e empresas têxteis estão a procurar alternativas menos prejudiciais para o ambiente, favorecendo o uso de materiais reciclados e promovendo serviços de troca e partilha de peças de roupa. Os negócios de aluguer de roupa estão a tornar-se numa séria tendência, existindo quem já afirme que daqui a 10 anos este mercado irá ultrapassar o comércio da fast fashion.



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...