5 formas (rápidas) de fortalecer o seu sentido de gratidão em tempos de Covid-19

Um dos maiores desafios que todos enfrentamos ao longo da nossa vida é a capacidade que temos de nos sentirmos gratos pelo que temos. O sentimento de gratidão é um poderoso “agente”, capaz de melhorar tremendamente o nosso bem-estar.

Infelizmente a natureza humana parece ter tendência para gerar uma constante sensação de insatisfação que nos faz desvalorizar alguns dos aspetos mais importantes da nossa existência. Deixamos rapidamente de dar o valor devido às pessoas que nos rodeiam, aos nossos sucessos, às nossas posses e conquistas. Sempre em busca de algo novo, “melhor”.

[Leia também: 4 (bons) vícios que podem melhorar o seu bem-estar]

Sobretudo durante um período adverso, em que tudo parece correr mal, pode ser mais difícil sentir gratidão. Quem afinal é capaz de estar agradecido por tudo aquilo que 2020 nos trouxe? Este é sem dúvida um exercício difícil, todavia importante para que nos consigamos sentir melhor.

Eis 5 exemplos de “obrigados” que deve expressar na sua vida, para conseguir incrementar o seu sentido de gratidão, de acordo com os especialistas do portal Psychology Today.

 

  1. Obrigado Zoom

O mais provável é que nunca tivesse ouvido falar do Zoom em 2019. Agora, quase todos o conhecem. A verdade é que estes serviços e plataformas de videoconferência se tornaram essenciais durante a pandemia. O facto de nos ajudarem a manter conectados com as pessoas de quem mais gostamos e com o mundo profissional é um feito incrível. Sendo certo que todos estamos desejosos de voltar a poder estar com as pessoas como antigamente, a verdade é que nos devemos sentir gratos por em 2020 sermos capazes de conviver virtualmente com quem mais gostamos.

 

  1. Obrigado pessoas que me ofenderam

É normal que existam momentos em que se irrite com outras pessoas. É fácil reagir intensamente numa discussão e acabar por responder descontroladamente. Mais difícil é conseguir manter o controlo, fazer uma pausa, respirar, e agradecer mentalmente. Mas porque razão devemos fazer isto? Devemos sempre estar gratos por alguém que expresse uma visão totalmente oposta à nossa. É através destas situações que conseguimos crescer. Desafia-nos a sermos melhores.

 

  1. Obrigado aos meus amores

Pode parecer óbvio, no entanto é determinante que seja capaz de sentir e expressar um enorme agradecimento por ter estas pessoas na sua vida. Não o faça simplesmente de uma forma ligeira. Não diga apenas “obrigado pai/mãe ou filho/filha”, nem sequer “obrigado por seres meu amigo”. Procure articular e aprofundar este sentimento. Expresse em maior detalhe tudo aquilo pelo qual está realmente grato. Reflita sobre o assunto. Seja descritivo e comunique exatamente à outra pessoa a razão pelo seu agradecimento.

 

  1. Obrigado natureza

Independentemente de onde possa estar, existe sempre algum elemento de natureza que possa sentir, ver, ouvir ou simplesmente apreciar. Esteja grato por estes pequenos momentos. Seja o sol, o vento, as montanhas, os animais, etc. Parar um pouco para apreciar estes elementos irá fortalecer a sua conexão com o mundo exterior, permitindo que se sinta mais presente e relaxado.

 

  1. Obrigado corpo e alma

É certo que podemos expressar muita gratidão por fatores exteriores. Mas e porque não sentir uma gratidão pessoal, interna? Sinta-se grato pelo corpo, mente e alma que possuí. Estas são as “ferramentas” essenciais da sua vida. Mesmo que não sejam perfeitas são as únicas que tem e deve sempre conseguir sentir gratidão pela possibilidade de extrair algum tipo de vitalidade delas. O momento presente é sempre um momento fantástico pois significa que está vivo.

 

 

[Leia também: Qualidade de vida. 12 sugestões para aumentar o seu bem-estar]

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...