5 filmes (incríveis) sobre os Jogos Olímpicos para ver este verão

Tal como manda a tradição, a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos iria ocorrer este mês de Julho, dando assim começo a edição de 2020 em Tokyo. No entanto, devido à pandemia, tudo mudou e pela primeira vez na história do evento o Comité Olímpico foi “obrigado” a adiar os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020, que agora apenas irão ocorrer no próximo ano.

Este será assim um verão diferente e completamente “vazio” de eventos desportivos. Também o campeonato europeu de futebol teve de ser cancelado, levando ao desespero milhares de apaixonados fãs que se sentem agora perdidos e frustrados.

[Leia também: Covid-19. Estes são os filmes que já não vai poder ver em 2020]

Sendo certo que não vamos conseguir ver em direto as nossas modalidades favoritas isso não significa necessariamente que não possamos encontrar formas alternativas de estimular o nosso espírito competitivo e gosto pelo desporto.

Felizmente ao longo das décadas a indústria do Cinema têm-nos presenteado com alguns fantásticos filmes que retratam a história de algumas das figuras mais marcantes do desporto. Aproveitando igualmente para celebrar as mais inspiradoras histórias que têm marcado os Jogos Olímpico no séc. XX.

Eis 5 sugestões de filmes que são certamente merecedores de uma medalha de ouro.

 

  1. Chariots of Fire (1981)

Para a maioria das pessoas este filme clássico fica marcado por duas coisas. Primeiro pela sua célebre banda sonora criada por Vangelis, que tem o seu momento mais alto na sequência em que se mostra os corredores na praia. Por outro lado, muitos acreditam qua ganhou injustamente a estatueta de Melhor Filme nos Óscares, impedido assim a vitória dos “Salteadores da Arca Perdida”, de Spielberg.

Independentemente das opiniões a verdade é que este é um fantástico filme que retrata bem o poder que o desporto pode ter no combate aos preconceitos e no levantar do espírito humano. É um drama clássico a não perder.

  1. I, Tonya (2017)

Mais recentemente Margot Robbie impressionou-nos a todos com o seu desempenho enquanto a estrela de patinagem Tonya Harding. O filme conta a história polémica da atleta, retratando de uma forma crua todos os erros, obstáculos e conquistas que marcaram a sua carreira. As cenas de patinagem são particularmente incríveis, conseguindo através de efeitos visuais sofisticados demonstrar bem a beleza deste desporto.

  1. Personal Best (1982)

Escrito e realizado por Robert Towne – o guionista responsável por alguns dos filmes mais famosos dos anos 70, como Chinatown ou The Last Detail – Personal Best conta a história de duas atletas femininas de atletismo que se apaixonam uma pela outra ao longo da preparação para os Jogos Olímpicos de 1980 em Moscovo. No final, tal como na vida real, os Jogos desse ano foram boicotados pelos EUA acabando por deitar por terra todo o esforço das atletas. No entanto a viagem espiritual até esse momento demonstra ser verdadeiramente transformadora para as duas mulheres.

  1. Foxcatcher (2014)

Channing Tatum e Mark Ruffalo são as estrelas deste filme que conta a história de como os atletas olímpicos Mark e Dave Schultz acabam por ser vítimas do excêntrico milionário John du Pont, interpretado por Steve Carell. Baseado em eventos verídicos, este filme retrata bem o esforço e a determinação que os atletas amadores têm que ter para enfrentar os desafios associados a conquista da glória nos Jogos Olímpicos.

  1. Unbroken (2014)

Apesar de ser tecnicamente mais um filme de guerra do que um filme sobre desporto, a verdade é que aqui é retratada a história trágica do corredor norte-americano Louis Zamperini que competiu nos famosos Jogos Olímpicos de 1936. Uns meros anos após este evento o atleta passa a integrar os esforços militares na Segunda Guerra Mundial, combatendo no Pacífico. O filme retrata a forma como Zamperini é capturado pelo exército japonês após um acidente de aviação que o obrigou a ficar perdido no mar durante mais de 40 dias. Unbroken é uma história sobre resiliência que demonstra bem o espírito determinado e competitivo de um verdadeiro campeão.

 

[Leia também: Kirk Douglas: (Re)descubra alguns dos melhores filmes de uma das últimas lendas de Hollywood]

 





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...