5 dicas essenciais para conseguir melhorar a sua escrita

Independentemente de termos ou não um gosto especial pela escrita, a verdade é que todos o temos que fazer. Seja um e-mail, uma sms ou uma simples carta de apresentação. Atualmente a grande maioria da população no mundo ocidental sabe escrever, todavia isso nem sempre significa que o consigam fazer com qualidade.

Recentemente os especialistas do portal Psychology Today partilharam um conjunto de dicas que procuram ajudar todas as pessoas a melhorar os seus skills de escrita. Eis as principais conclusões.

 

  1. Conhecer a audiência

É fundamental que antes de começar a escrever compreenda exatamente que tipo de pessoa irá ler o seu texto. O seu discurso e escolha de palavras deve sempre ser guiado por este fator. Acima de tudo deve assegurar que a outra pessoa irá compreender facilmente o que pretende dizer. Que tipo de argumentos e exemplos serão melhores para persuadir a sua audiência?

 

  1. Rascunho inicial

Antes de começar a escrever o texto final é absolutamente recomendado que escreva um rascunho inicial ou que crie, pelo menos, uma listagem com os diversos tópicos que irá querer abordar. Isto vai assegurar a coerência do seu discurso e garantir que as suas ideias ficam organizadas da melhor forma possível.

 

  1. A primeira frase deve cativar

Isto serve para convencer o leitor de que vale a pena ler tudo o resto. Atualmente as pessoas parecem sempre ter pouco tempo disponível, pelo que nem sempre é fácil cativar a atenção durante mais do que uns minutos. Utilize a sua criatividade e sentido de humor para encontrar a melhor forma de iniciar o seu texto.

 

  1. Não utilize um número exagerado de palavras

Deve procurar respeitar o tempo do leitor. Procure rever sempre as suas frases e parágrafos de forma a garantir que não faz uso de repetições desnecessárias e excesso de palavreado. Para facilitar a leitura deve manter a suas frases curtas e concisas, fazendo um bom uso de pontuação.

 

  1. Faça sempre uma revisão final e aguarde algum tempo

Depois de terminar a sua escrita é importante que seja capaz de fazer uma primeira revisão para corrigir quaisquer erros ortográficos ou construções frásicas. Após terminar esta primeira análise é recomendado que deixe passar algum tempo antes de voltar a olhar novamente para o texto. Isto vai ajudar a encontrar novas coisas que pode querer corrigir. Apenas depois desse momento deverá então partilhar, enviar ou publicar o texto.

Ler Mais




Notícias relacionadas
Comentários
Loading...