10 problemas de pele que mais afetam as mulheres depois dos 50 anos

A pele é um dos órgãos mais fundamentais de todo o nosso organismo. A sua ação protetora funciona como uma barreira contra agentes do meio ambiente como bactérias ou vírus, sendo também responsável por funções essenciais como a regulação térmica ou as funções sensoriais (tato, pressão, frio, calor, dor…).

Apesar da sua importância muitas vezes desvalorizamos o seu cuidado. Sobretudo com o envelhecimento, a verdade é que surgem diversos problemas que necessitam de uma atenção redobrada de forma a assegurar a saúde e beleza da sua pele.

[Leia também: A idade não perdoa. Cuide da sua pele com estes ingredientes naturais]

Recentemente o portal AARP, recolheu o contributo de especialistas dermatológicos para identificar alguns dos principais riscos que as mulheres com mais de 50 podem enfrentar. Conheça alguns dos seus conselhos.

 

  1. “Mascne”

Parece um termo estranho, no entanto representa bem o problema que pode ser causado por um uso excessivo intensivo e diário de máscaras faciais. A partir de uma certa idade muitas mulheres “apostam” no uso de máscaras com o objetivo de rejuvenescer a pele. Infelizmente o efeito pode ser o contrário. A conjugação da fricção, calor e humidade pode fomentar o aparecimento de borbulhas, irritações e pontos negros.

Aqui a recomendação é que lave muito bem a cara com um produto lavante adequado antes e depois da aplicação da máscara. Não se esqueça no final de secar bem a pele.

 

  1. Pele menos firme e “cansada”

Sem um regime disciplinado de exfoliação, é normal que a sua pele comece a ficar com um aspeto mais cansado e sujo. É possível que o excesso de aplicação de produtos possa ainda fomentar o aparecimento de pontos negros e alargue os poros. A diminuição dos níveis de colágeno podem contribuir para esta situação e determinar que a pele se torne menos firme, acumulando células mortas e oleosidade.

Neste caso será essencial que exfolie a pele do seu rosto com alguma frequência de forma a evitar estas consequências mais negativas.

 

  1. Situações de crise

Até as mulheres com um historial reduzido de problemas de acne na adolescência podem verificar o aparecimento mais frequentes de surtos instáveis após os 50 anos. As alterações hormonais, o stress e o consumo de açúcar podem contribuir para esta situação. Aqui poderá ser importante a aplicação de um creme à base de retinol antes de deitar como forma de equilibrar estas manifestações mais negativas, estimulando o colágeno, reduzindo manchas e rugas.

 

  1. Pele extra seca

À medida que os níveis de estrogênio vão diminuído a pele da mulher pode tornar-se mais frágil, fina e sem brilho. Especialmente nos dias mais frios isto pode assegurar que a pele se torne mais seca do que habitual. De forma geral, estima-se que as mulheres percam cerca de 30% do colágeno nos primeiro 5 anos da menopausa.

É recomendado que as mulheres apostem no consumo de alimentos com gorduras saudáveis – tais como o salmão, os frutos secos e sementes – como forma melhorar a textura e luminosidade da pele. De resto a aplicação de um creme retinóide à noite e uma forte hidratação ao longo do dia são passos essenciais.

 

  1. Mãos avermelhadas e gretadas

A pele das mãos da mulher pode facilmente tornar-se facilmente seca, escamosas e avermelhada ao longo dia. Isto é algo que pode acontecer sobretudo após a lavagem das mãos com “agentes” mais agressivos.  É assim recomendado que aplique sempre um bom creme de mãos hidratante após cada lavagem de forma a evitar este tipo de secura.

 

  1. Escalpe irritado

Nos últimos anos muitas mulheres têm usado mais champôs secos e evitado uma lavagem tão frequente. Isto pode contribuir para um escalpe mais seco e irritado que pode dar origem à formação de caspa. Nestes casos deve apostar no uso de um champô medicinal à base de pelógeno, sulfato de selênio e ketocazonal para corrigir o problema.

 

  1. Pele mais sensível

A maior parte das mulheres mais maduras afirma que a sua pele parece tornar-se mais suscetível a irritações e vermelhidões. A justificação para este problema é normalmente o facto de a barreira protetora da pele se ir tornando progressivamente mais fina e frágil, tornando se assim menos capaz de fazer face às agressões externas e ambientais. O uso de cremes hidratantes com niacinamida ou ácido hialurônico podem ajudar a restaurar alguma desta proteção.

 

  1. Reação adversa a certos produtos

Com o passar dos anos tornamo-nos mais relutantes a experimentar novos tipos de produtos, sejam eles cosméticos ou detergentes para lavar a loiça. É uma questão de hábito e conforto. No entanto o facto de a pele ir evoluído ao longo do tempo, obriga-nos a um diferente tipo de cuidado. Procure identificar junto do seu dermatologista alguns dos problemas de pele mais visíveis e assegure-se que apenas usa produtos que não vão agravar ainda mais a situação.

 

  1. Manchas castanhas nas mãos e pescoço

Mesmo que tenha tido ao longo da sua vida o cuidado de aplicar protetor solar no seu rosto, o mais provável é que não tenha feito o mesmo com as suas mãos ou pescoço. É assim natural que as suas mãos comecem a revelar o desgaste provocado pelos raios UV. Estas duas áreas do corpo são normalmente mais afetadas por manchas que se forma devido a esta situação, pelo que não se deve nunca esquecer de cuidar da pele das suas mãos e pescoço aplicando regularmente hidratantes e protetores solares.

 

  1. Sustos relacionados com o cancro da pele

A partir dos 50 anos é absolutamente essencial que se mantenha mais vigilante em relação a qualquer situação mais anormal. De forma geral é recomendado que passe a agendar pelo menos uma consulta todos os anos para conseguir controlar ativamente a evolução de qualquer problema mais sério. No entanto não deve deixar de, no seu dia-a-dia, estar sempre atenta a qualquer mancha ou sinal mais estranho. Um sinal que mude de cor pode ser, em particular, algo preocupante que deve ser analisado por um especialista.

 

 

[Leia também: Cancro da Mama. 5 factos surpreendentes que deve mesmo conhecer]

 



Notícias relacionadas
Comentários
Loading...