Dez formas simples de conseguir manter uma vida saudável em 2021

Depois de um ano 2020 terrível todos esperamos e desejamos (muito) que os próximos meses sejam diferentes. Apesar de todas as circunstâncias negativas, a verdade é que também aprendemos muitos com os desafios impostos pela pandemia. A saúde, em particular, tornou-se agora um tema incontornável.

Muitos perceberam finalmente que ser saudável, não significa simplesmente ter cuidado com a alimentação e fazer bastante exercício. Para assegurar o nosso bem-estar é necessária uma visão holística que consiga também cuidar da nossa mente e do nosso espirito.

[Leia também: 5 questões (embaraçosas) de saúde respondidas por um especialista]

Apenas desta forma poderemos atingir uma saúde plena. Cada um de nós deve procurar encontrar esse equilíbrio na sua vida, identificando as ferramentas, as rotinas e comportamentos que mais nos podem ajudar durante este presente ano.

Eis algumas das principais dicas e recomendações, que prometem contribuir positivamente para ajudar a cuidar eficazmente do seu corpo, espírito e mente em 2021

 

  1. Respiração meditativa

É verdade que a palavra meditação é ainda capaz de intimidar muitas pessoas. No entanto, está é uma prática simples que irá ajudar a demonstrar a importância da respiração para o seu bem-estar. Todas as manhãs, antes de iniciar o seu dia, experimente respirar fundo e exalar durante alguns minutos. Este simples ritual irá conseguir reforçar o seu relaxamento, evitando estados de grande ansiedade matinal. É uma prática que deve repetir ao longo do dia, sempre que se sentir mais stressado.

 

  1. Passeio diário

Uma simples caminhada regular de 20 minutos pode fazer toda a diferença para o seu bem-estar físico e emocional. Esta é uma excelente forma de estimular a circulação sanguínea, favorecendo a sua saúde cardiovascular e os seus músculos. O ar fresco e a luz solar irão contribuir também para que se sinta melhor. Esta pode ser considerada uma prática de relaxamento ativa.

 

  1. Vitamina D

Passar algum tempo no exterior é particularmente importante para conseguir captar alguns raios solares que permitam que o organismo absorva alguma vitamina D. Este é um nutriente crucial para a saúde do seu sistema imunitário e bem-estar geral. Uma deficiência de vitamina D é particularmente perigosa durante esta pandemia pois pode aumentar a sua vulnerabilidade aos vírus e infeções.

 

  1. Aulas de fitness virtuais

Numa fase em que ir aos ginásios não é recomendado, é necessário que seja capaz de encontrar novas formas de se manter ativo fisicamente. As aulas de fitness virtuais podem ser essenciais para garantir que tem algum maior acompanhamento durante estas semanas, salvaguardando o recomendado distanciamento social.

 

  1. Comer mais vegetais

Todos sabemos que uma dieta alimentar equilibrada é determinante para o seu estado geral de saúde. Nesse sentido, é hora de tomar as decisões certas e privilegiar o consumo de ingredientes capazes de reforçar o seu organismo. Em 2021 escolha reduzir o seu consumo de carne e proteína animal, optando por soluções alternativas à base de plantas que ajudem a controlar o colesterol e os níveis de açúcar no sangue.

 

  1. Telemedicina

Um acompanhamento constante do seu estado de saúde é um elemento fundamental. Ao ignorarmos certos sintomas ou dores podemos estar a colocar em risco toda a nossa vida. Nesse sentido é fundamental que faça uso das consultas – cada vez mais frequentes – de telemedicina através das quais consiga ter um acompanhamento especializado ao longo do ano, sem necessidade de se deslocar a um hospital ou consultório.

 

  1. Encontre um novo hobby

O aborrecimento pode afetar drasticamente a sua disposição emocional e saúde mental. A falta de um estimulo criativo e cognitivo pode conduzir a estados depressivos, marcado por uma enorme falta de motivação. Procure encontrar uma atividade não relacionada com o seu trabalho que gere gratificação. Algo a que se possa dedicar e que seja entusiasmante.

 

  1. Fazer pausas para “desligar”

Sim, é importante que se mantenha informado, no entanto, não é de todo saudável que continue permanente atento aos noticiários. Ver, ler e ouvir constantemente notícias assustadoras e preocupantes é algo que vai certamente afetar o seu bem-estar. Seja mais criterioso e escolha um tempo estipulado para se informar. 15 a 20 minutos por dia que vão servir para receber as notícias mais importantes.

 

  1. Regime de sono

A qualidade da sua noite de sono deve ser uma prioridade. Isto é algo que tem o potencial para transformar a sua vida. A incapacidade de dormir e descansar apropriadamente afetará a sua saúde física e mental. É assim recomendado que cumpra um regime de sono, no qual irá procurar deitar-se cedo e acordar sempre à mesma hora. Antes de se ir deitar procure fazer atividades que não envolvam dispositivos móveis ou écrans.

 

  1. Treino de força

Não precisa de fazer nada muito intenso. Exercícios simples, como o yoga ou pilates, são suficientes para conseguir importantes benefícios de saúde. Assegurar que os seus músculos permanecem fortes é determinante para reduzir o risco de lesões, contribuindo para um maior equilibro e saúde óssea. Este tipo de exercício irá igualmente ajudar a manter um peso corporal adequado e incrementar os seus níveis de energia.

 

 





Notícias relacionadas
Comentários
Loading...